top of page
Buscar
  • Foto do escritorRinno Force

História das camisas de time

É comum vermos as camisas de time estampadas nas vitrines de lojas ou em campo, com diferentes cores, símbolos e até mesmo nomes. Mas, você sabe como elas surgiram? Esse blog post vai te explicar como teve início essa curiosa história.



Evolução ao longo dos anos


Os jogadores utilizavam acessórios como meio de diferenciação durante os jogos: lenços, cachecóis e até chapéus. A cor era combinada com seu time antes das partidas e cada um ficava responsável por adquirir o seu “uniforme”. A falta de unificação das roupas dos jogadores, atrapalhava as vezes até eles mesmos a identificar quem era seu adversário, pois os acessórios utilizados teriam que ser da mesma cor, mas não obrigatoriamente o mesmo modelo.


A partir de 1870 na Inglaterra, o futebol começou a ficar mais popular, surgiram os primeiros torneios e juntamente a necessidade de utilizar os famosos uniformes de time. Na época, eram apenas os alfaiates que confeccionavam as peças e por este fato, se tornava ainda mais inacessível para os jogadores de classe mais baixa, que optavam muitas vezes por se uniformizar com camisas brancas.



Royal Engineers, em 1872.



Como cada time ficava responsável por escolher a cor da sua camisa, e estas eram sem diferenciação nenhuma em detalhe, ocorreu casos em que times entraram em campo e estavam utilizando a mesma cor. Em 1870, em um jogo entre Sunderland e Wolverhampton Wanderers, ambos acabaram optando por utilizar uniformes da cor vermelha, o que gerou uma grande confusão. Logo depois do ocorrido, todos os jogadores passaram a levar consigo uma camisa reserva na cor branca, para caso isso acontecesse, pudessem trocar e se diferenciar do adversário.


Além da grande confusão com as cores dos uniformes, ainda não existiam regras para nortear as partidas, e isso gerava uma mistura de passes com o pé e a mão na bola. Isso porque os primeiros praticantes do esporte, eram também jogadores de críquete, o que explica esses passes tão desnorteados. Apenas em 1848, na Universidade de Cambridge, foi instituído a proibição do uso de mãos e braços no futebol.


A adesão do esporte como profissão, trouxe também junto consigo a necessidade da venda dos ingressos para assistir aos jogos. Com isso, enfatizou-se ainda mais a necessidade de padronizar os uniformes de cada time, para que conseguissem se diferenciar nitidamente de seu adversário sob o olhar da arquibancada.


Equipe alemã na final da copa de 1954.



As camisas de time nos dias atuais


Décadas se passaram e as camisas de time foram ganhando símbolos, números e até nomes. Atualmente, conseguimos diferenciar não só os dois times que estão em campo, mas também os jogadores em que estão realizando os passes com a bola.



Representação da evolução da camisa do Botafogo desde 1894,

até os dias atuais com diferentes designs.



Os tecidos utilizados para confecção das peças passaram a ser mais leves e seus valores mais acessíveis. Além de existirem clubes patrocinadores para os uniformes, o que ajuda aqueles em que sonham em ser jogadores de futebol, mas não tem condições para arcar com os custos, tornando o esporte mais acessível.


Os uniformes agora, passaram a fazer parte das regras do time e não são utilizados apenas para identificar os jogadores, mas também para o dia dia dos apaixonados pelo futebol e podem ser combinadas com diferentes situações, desde uma ida a um restaurante até a assistir o jogo do seu time favorito no estádio.









596 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page